É com muito orgulho que partilhamos com todos o facto de, ao fim de pouco mais de um ano, termos já o valor necessário para a construção do nosso Projecto prioritário - o furo de água.
Iremos, a partir de hoje, partilhar com todos as mensagens que vamos recebendo de Moçambique, assim como as fotos que nos chegam que vão ilustrando todas as fases do processo.
O furo de água está a ser construído em Bembe e vai beneficiar, aproximadamente, 500 famílias rurais. De entre elas contam-se 12 das nossas Crianças apadrinhadas, de um total de 93.
O texto abaixo e as fotos em anexo foram-nos enviados pela MAHLAHLE nossa parceira local, no terreno:
"....Na 6ª feira, dia 01 de Julho, realizou-se a cerimónia tradicional que consiste em deitar um pouco de bebida no chão e rapé (tabaco de processamento caseiro) informando os espíritos que se vai fazer um furo para beneficiar a Comunidade, solicitando a colaboração dos mesmos. Para além de bebida as ofertas são ainda de açúcar, leite e pão. Os 3 últimos produtos são consumidos no final da cerimónia.
O responsável por esta cerimónia faz a oração e os restantes (sentados em volta) batem palmas. Quando termina a oração serve-se um pouco de bebida, num cafulo, a todos os participantes.
Esta cerimónia não pode ser feita olhando para o lado poente porque, tradicionalmente, esta posição é destinada aos mortos. Todos os presentes têm de olhar para Nascente (o lugar dos vivos)... "
Obg a todos pelas Vossas doações e contributos e por, juntamente connosco, acreditarem neste Projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário